1. Imbuia: o começo da pesquisa ferroviária.

Bem meus amigos, essa jornada começou ainda em agosto de 2020 por algumas viagens minhas. Eu fazia, com regularidade, o trajeto Sul de Minas-Rio de Janeiro. Olhando pela janela do carro via as antigas estações ferroviárias, os leitos do antigos ramais abandonados. Pensava em quantas histórias por ali passaram, quantas notícias vieram, boas ou ruins. A "Maria Fumaça" representava um fator de conexão singular entre muitas cidades no sul de minas. Por esses caminhos corriam as causos, os sonhos, a esperança, a alegria e a saudade. 

E pelos cabos do telégrafo, de estação em estação, chegavam os informes, as notícias. A estações do trem eram os canais de internet do passado.

E foi algo muito íntimo, pessoal, que me fez ir atrás desses personagens, para tentar encontrar uma identidade em todas essas pessoas e compreender um pouco dessa riqueza cultural. 
Havia uma banda em minha cidade de nome "Imbuia". Uma das canções (Imbuia II) fazia menção a 'velha estação de trem abandonada'. 

 Área de manobra da estação Imbuia. Caixa d´agua utilizada para armazenamento de água e resfriamento da porção de combustão do motor das locomotivas. 1º Caixa d´agua identificada no documentário. (Abril/2021) Foto: R. Fraga

                                       

Foto obtida por intermédio do Sr Antônio Cândido Ferreira e retrata a área de manobra da estação de Imbuia. Local de amplo movimento que chegava a reunir várias linhas de manobra. Foto de 02/05/1948. 



Foto obtida por intermédio do Sr. Antônio Cândido Ferreira que autorizou a reprodução da Imagem. Igreja em 29/09/1945 no bairro Imbuia.


Estação Imbuia, localizada no Km 177 do ramal Sapucahy. Há referências que essa estação foi inaugurada em 1931. (Imagem Internet)

O bairro Imbuia, localizado na zona rural de Pouso Alegre, tinha uma estação com o nome Imbuia. Procurei a localidade em abril de 2021 e conheci o Sr. Antônio. Ele tem uma casa construída na base original da  antiga estação Imbuia. Conversamos bastante e surgiu a ideia de tentar encontrar as origens para todas essas estações que faziam parte do antigo ramal Sapucahy. O Sr. Antônio foi ex-funcionário da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e contribuiu muito para essa pesquisa, uma fonte inspiradora para essa jornada de Memórias. 

Em agosto de 2021, um ano após a ideia original, comecei a busca por informações sobre o antigo ramal Sapucahy em Cruzeiro-SP, ponto inicial The Minas and Rio Railway

Antiga Igreja de São José, localizada no bairro de Imbuia. Construída na década de 1930, na época da construção da estação ferroviária. Segundo o Sr. Francisco Pereira de Souza a igreja mais antiga da região está localizada no bairro de Anhumas, Igreja São João, no alto da serra. Foto: Drone R. Fraga em Dez/2022, meu pai e Sr. Antônio Cândido Ferreira na escadaria da estação.

Foto: (A base de concreto e pedra da casa aos fundos foi o que restou da antiga Estação de Imbuia, localizada a cerca de 15 Km de Pouso Alegre, na zona rural). Existem registros que a estação foi inaugurada em 1931 e posteriormente a área passou para a tutela da antiga RFFSA – Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - e foi adquirida pelo antigo funcionário Antônio (camisa Amarela), 70 anos, que hoje reside no local.  (Abril/2021)



Enfim, andamos por vários lugares, conhecemos muitas pessoas. Hoje me sinto realizado por ter passado tudo isso. Acredito que seja um grande processo, algo muito profundo, intenso. Atravessamos montanhas, atingimos pontilhões, encontramos muitas memórias por esses caminhos.
A região Sul mineira é muito especial, com esse perímetro específico, rara beleza e lindas histórias. Me sinto agradecido por ter cruzado os caminhos de tantos personagens que com seu testemunho ajudaram a formar uma pequena síntese dessa história.

Espero que esse instrumento de memórias ajude a tornar essa identidade cultural mais nítida. Um forte abraço!

"Essas são coisas, que brotam da gente. Estação de trem, madeira de lei. Dormente com trilhos, imbuia. Dormentes com filhos, irmãos que se vão pras batalhas, perdidas ao sul. Nasce atrás, da última estação de ferro.  Voa e trás, o próximo por do sol." 
(Trecho da Canção Imbuia, Banda Imbuia, Pouso Alegre-MG).

(Texto Produzido por Ricardo Fraga ao Documentário Memórias de Maria).

Comentários

Caminhos do Trem

36. Freitas, Km 106; Silêncio e saudade às margens do Rio Verde.

35. O Ramal São Gonçalo do Sapucaí.

Escritor de Carvalhos-MG lança livro que resgata a memória ferroviária no Sul de Minas.

12. Porto Sapucaí, vetor de integração do modal ferroviário e fluvial.

37. Os mistérios e encantos do Km 24 do ramal Delfim Moreira.

8. Estação Dias a Cruzvera, os caminhos do ramal Paraisópolis.

11. De Bogari a Francisco Sá, pelos caminhos do ramal Sapucaí.

5. Ramal Paraisópolis, a magia do Túnel CruzVera

33. De Ouro Fino a Santana do Sapucaí, rotas primitivas nos caminhos do descoberto.